Tirar a carteira de motorista é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Além de ser uma grande conquista, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) traz mais liberdade, responsabilidade e autonomia. Decidiu começar o processo para obtenção da CNH? Então este artigo é para você!
1. Escolha a autoescola de sua preferência
O primeiro passo para tirar a carteira de motorista é escolher a autoescola (também conhecida como Centro de Formação de Condutores) para realização de todo o processo. Para que você se sinta seguro e confiante, analise alguns tópicos antes de se inscrever:
- Verifique se a autoescola é credenciada ao Detran;
- Consulte o percentual de alunos aprovados, tanto na prova teórica como na prática;
- Conheça os instrutores;
- Conheça os veículos e analise o estado de conservação;
- Observe como é realizado o atendimento ao candidato.
2. Inscreva-se
Após escolher a autoescola da sua preferência, é hora de realizar a inscrição. Para efetivar a matrícula você precisará apresentar alguns documentos:
- Comprovante de residência atualizado (de, no máximo, três meses antes da data da inscrição);
- RG original e recente;
- CPF original.
3. Exames médico e psicotécnico
O próximo passo na obtenção da carteira de motorista é fazer os exames médico e psicotécnico. Eles podem ser agendados diretamente na clínica onde serão realizados ou no Detran. As taxas dos exames devem ser pagas no local de realização. Ali mesmo é tirada a foto que constará na Permissão para Dirigir e, depois disso, na CNH.
Os resultados saem no mesmo dia. Caso esteja apto, o aluno já pode procurar o CFC e agendar o curso teórico.
4. Curso teórico sobre legislação
O curso teórico sobre a legislação que regulamenta o trânsito é obrigatório e o candidato precisa cursar o mínimo de 45 horas/aula. Após finalizar o curso, o aluno faz o pagamento da guia e agenda a prova.
5. Prova teórica
Esta é uma das fases mais temidas pelos candidatos, mas nada de pânico: basta prestar atenção nas aulas e estudar um pouco em casa para tirar a prova teórica de letra! Para aprovação, o candidato precisará acertar o mínimo de 21 questões de um total de 30. O resultado ficará disponível no site do Detran.
Em caso de reprovação, o candidato pode realizar uma nova prova teórica após 15 dias e com o pagamento de nova guia de arrecadação.
6. Curso prático de direção
Após ser aprovado na prova teórica, é hora de sentar atrás do volante e aprender a dirigir com o instrutor. Após pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), o candidato pode iniciar as aulas. O mínimo de tempo para categoria B é 20 horas/aula e para categoria A também 20 horas/aula. Em cada um dos casos, é obrigatória a realização de uma hora/aula à noite.
7. Exame de direção
Após realizar as aulas, o aluno paga uma nova taxa e o CFC agenda a prova de direção. Em caso de reprovação, o candidato pode realizar novo teste depois de 15 dias e após efetuar o pagamento de uma nova guia.
Conheça o Guia da 1ª Habilitação da Unitran
Olha só que bacana! Pensando em auxiliar você neste processo, a Universidade do Trânsito desenvolveu o Guia da Primeira Habilitação. Baixe o Guia e confira o passo a passo para conquistar a sua tão sonhada CNH!