fbpx

Ciclistas no trânsito: como melhorar essa relação?

Por que a relação entre ciclistas e motoristas é tão difícil no trânsito brasileiro? Como melhorar essa convivência? Descubra aqui!
ciclistas no trânsito

De acordo com a “Estimativa de frota de bicicletas no Brasil”, publicada pelo Journal of Sustainable Urban Mobility, o Brasil tem mais de 33 milhões de bicicletas. São 16 para cada 100 habitantes. Apesar de serem tão comuns, muitos desconhecem os direitos e deveres dos condutores das bicicletas: os ciclistas.

Essa é uma das razões para a difícil relação entre esse grupo e os motoristas de automóveis. Para ajudar a melhorar esse relacionamento, falaremos sobre direitos e deveres dos ciclistas. Mostraremos também como esse conhecimento pode ajudar a melhorar a paz no trânsito brasileiro. Confira os próximos tópicos!

Um olhar sobre a convivência entre ciclistas e motoristas

Nos últimos anos, o número de ciclistas percorrendo as avenidas e ruas urbanas disparou — e isso é ótimo! Porém, a incidência de acidentes com os condutores de bicicletas também subiu. Segundo dados apresentados em uma matéria do portal de notícias R7, nos primeiros cinco meses de 2021, o número desse tipo de acidente cresceu 30% em relação ao ano anterior.

Foram exatos 6.792. Quando ampliamos o período de análise, descobrimos que, em uma década, 13 mil ciclistas morreram em acidentes — conforme uma pesquisa apresentada pelo Auto Esporte. A razão desses tristes números está em grande parte:

  • No desrespeito dos motoristas com os ciclistas;
  • Na falta de obediência de ciclistas com as regras de trânsito.

Esses dois fatores contribuem para um tipo de preconceito no trânsito das cidades contra os condutores de bicicletas. Um cenário que poderia ser evitado se cada lado fizesse a sua parte para melhorar essa convivência.

Quais são os direitos e deveres dos ciclistas?

O Código de Trânsito Brasileiro determina os direitos e deveres dos ciclistas. Entre os deveres, podemos citar:

  • Uso de acessórios básicos obrigatórios: espelho, buzina e adesivos refletores;
  • Uso de acessórios recomendados: capacete, cotoveleira e joelheira;
  • Não pedalar nas calçadas — a menos que haja uma sinalização permitindo esse tipo de tráfego;
  • Não circular entre os carros, mas nas bordas da pista e sempre no sentido do trânsito;
  • Respeitar o semáforo;
  • Não pedalar alcoolizado.

Quanto aos direitos, a legislação dita que os ciclistas têm preferência em relação aos veículos automotores. Por isso, é obrigatório que os motoristas deem passagem ou preferência aos ciclistas em manobras de mudança de direção ou em qualquer outro movimento realizado no trânsito.

A boa educação no trânsito

Vale lembrar que a educação no trânsito e o respeito ao próximo é a receita para a boa convivência entre motoristas e ciclistas. Quando existe essa relação pacífica, o número de acidentes diminui, assim como os níveis de estresse no trânsito.

Por isso, cada um deve fazer a sua parte. Isso começa pelo conhecimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro. Porém, sem conscientização, o resultado será observado nos altos índices de acidentes. Esperamos com sinceridade que essa triste realidade nacional mude nos próximos anos.O que achou do nosso artigo? Entendeu quais são os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito? Quer continuar bem informado? Então, não perca os conteúdos produzidos pelo blog da Unitran!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp