fbpx

Adição de categoria: O que você precisa saber

Saiba como funciona a adição de categoria e as principais vantagens de investir neste processo.
adição de categoria

A adição de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um processo bastante comum. Com o aumento desenfreado da gasolina, muitos motoristas estão adicionando a categoria A para poder dirigir uma motocicleta. Com a perda de emprego, outros motoristas estão adicionando a categoria C para dirigir caminhões, máquinas agrícolas e tratores e, desta forma, encontrar novos trabalhos.

A adição de categoria consiste em adicionar uma categoria diferente na sua habilitação. Quem possui a categoria A pode acrescentar a categoria B. Já quem possui a categoria B pode adicionar a categoria A e as categorias C, D ou E.

Vantagens da adição de categoria

Existem muitas vantagens em investir na adição de categoria na CNH. Para aqueles que gostam de motocicleta e não fizeram as provas para a categoria A com a B, a adição é o caminho. Já para aqueles que desejam seguir a carreira de motorista de um veículo grande, o sonho só é possível através da adição de categoria.

Além disso, adicionar outra categoria na carteira de habilitação é uma porta a mais que se abre para novos trabalhos, além da possibilidade de poder adquirir um veículo e abrir o próprio negócio. 

  • O motorista que possui a categoria B pode adicionar a categoria A após realizar curso e prova práticos;
  • O motorista que possui a categoria A pode adicionar a categoria B após realizar curso e prova práticos;
  • O motorista que possui a categoria B pode adicionar a C se possuir, no mínimo, um ano na categoria B, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima ou ter sido reincidente em multa média, passar em provas físicas e mentais e também no curso prático de direção. 
  • O motorista que possui a categoria B também pode pular direto para a D se possuir dois anos na categoria B, ter mais de 21 anos, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima ou ter sido reincidente em multa média, passar em provas físicas e mentais e no curso prático de direção. 
  • Da categoria C para a D e da D para a E os requisitos são os mesmos.

Principais dúvidas sobre adição de categoria

Você ainda tem dúvidas sobre o processo de adição de categoria na CNH? Continue a leitura que a UNITRAN responde para você!

Quanto tempo para adicionar a categoria A?

O tempo médio para adicionar a categoria A na CNH é de 45 dias úteis. 

Posso trocar de categoria com a CNH vencida?

Para trocar de categoria é preciso que a CNH esteja válida e em situação regular, ou seja, ela não pode estar suspensa ou cassada.

Quando o exame toxicológico é exigido?

O exame toxicológico é exigido para as categorias C, D e E, mesmo que não exerça atividade remunerada ao veículo. 

Conheça a UNITRAN

Se você quer adicionar alguma categoria a sua CNH atual, conheça a UNITRAN e tenha uma experiência única de ensino com acolhimento, confiança e segurança. Estamos esperando o seu contato para irmos juntos ainda mais longe!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp